Ciranda Tradicional conquista 10º título no Festival de Manacapuru

A Ciranda Tradicional foi a grande campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru, realizado no Parque do Ingá, o Cirandódromo, a 68 quilômetros de Manaus. Com 279,7 pontos, a agremiação conquistou seu décimo título, defendendo o tema “Sapucaîa’y – O Grito que Vem das Águas”, que abordou os impactos das mudanças climáticas e celebrou a resistência de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Na apuração, a Ciranda Flor Matizada ficou em segundo lugar, com 279,5 pontos, ao apresentar o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”. Já a Guerreiros Mura terminou em terceiro, somando 279,2 pontos, com o espetáculo “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”.

O presidente da Ciranda Tradicional, Magal Pinheiro, destacou o empenho da equipe e a superação da performance em relação aos anos anteriores. “A Ciranda Tradicional veio este ano ainda mais forte que no passado, com mais dedicação e coração”, afirmou.

Durante a leitura das notas também foi anunciada a torcida campeã da edição 2025. A Flor Matizada, com a FAMA (Família Matizada), venceu a disputa de melhor torcida com 180 pontos, seguida pela TOT, da Tradicional, e pela NAG, da Guerreiros Mura.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reforçou que o festival, além do espetáculo cultural, movimenta a economia local e gera emprego e renda durante o período festivo.