
Um ciclone extratropical atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7), provocando ampla destruição e deixando cinco mortos e mais de 400 feridos. De acordo com a Defesa Civil estadual, mais de 50% da área urbana foi afetada, com destelhamentos de casas, comércios e prédios públicos, além de quedas de árvores e colapsos estruturais.
Cerca de 10 mil pessoas foram impactadas pelos ventos, que ultrapassaram os 100 km/h em algumas regiões. Ao menos 28 pessoas estão desabrigadas e outras mil desalojadas. A falta de energia atinge 60 mil residências, agravando o cenário de emergência. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Saúde foram deslocadas para o município e cidades vizinhas para reforçar o atendimento.
Os desabrigados estão sendo acolhidos em abrigos montados em Laranjeiras do Sul, que também recebeu apoio logístico para transporte e doações. A Defesa Civil informou que segue com o mapeamento dos danos para mensurar a extensão dos prejuízos e orientar o envio de recursos estaduais e federais.
Outros municípios da região também registraram estragos. Em Quedas do Iguaçu, houve destelhamento de um posto de saúde e alagamentos. Em Espigão Alto do Iguaçu, parte da prefeitura foi destelhada, enquanto Três Barras e Guaraniaçu enfrentam cortes de energia e danos em residências. Em Foz do Iguaçu, ventos derrubaram árvores e postes, danificando telhados e interrompendo o fornecimento elétrico em diversos bairros.
A Defesa Civil orienta que moradores mantenham-se atentos às atualizações oficiais e evitem áreas com risco de queda de estruturas ou cabos energizados.









