
A Carreta da Saúde do Governo do Amazonas está em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) para oferecer exames de mamografia e ultrassonografia. O atendimento inicia nesta sexta-feira (08/08) e vai até quarta-feira (13/08), no estacionamento do Serviço Social do Comércio (SESC), na rua Waldemar Ventura, bairro São José.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a previsão é disponibilizar mais de 300 exames de imagem, entre mamografia, ultrassonografias de abdômen total, abdômen superior, aparelho urinário, tireoide, transvaginal, obstétrica, pélvica e próstata via abdominal. Os atendimentos acontecem de 8h às 12h e de 13h às 17h, e são voltados para adultos com encaminhamento médico emitido por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
No mês de julho, Manacapuru também recebeu a Carreta da Tomografia, ocasião em que deu suporte ao Hospital Geral da cidade, com a realização de exames 24 horas.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca o importante papel das carretas na ampliação do diagnóstico. No caso da mamografia, ressalta, a atuação das carretas contribuíram para zerar a fila do exame no sistema de regulação do Estado. “As carretas desempenham esse papel importante de ampliar a oferta de serviços e reduzir tempo de espera, facilitando o acesso ao diagnóstico por imagem, indo até a população. Elas estão nos bairros de Manaus e também nos municípios onde há acesso por estrada”, disse a secretária.
O Governo do Amazonas mantém três carretas em atividade, uma exclusiva para tomografia e outras duas para mamografia e ultrassonografia. “Trata-se de uma estratégia inovadora do Governo do Amazonas. As carretas possuem equipamentos de alta tecnologia que possibilita o diagnóstico precoce de doenças, aumentando as chances de cura e promovendo mais qualidade de vida à população”, ressalta Nayara Maksoud.
Desde 2023, quando foram implantadas, as Carretas da Saúde realizaram mais de 70 mil atendimentos em todo o estado. Além dos bairros da capital, os serviços contemplaram os municípios de Cacau Pirêra, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Parintins.