
Durante a 74ª Sessão Ordinária desta quarta-feira (3), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) às contas da Prefeitura referentes ao exercício de 2021, sob a gestão do prefeito David Almeida (Avante). A matéria segue agora para análise da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. O debate também abriu espaço para a tramitação de projetos voltados à saúde e aos direitos sociais, destacando o papel do Legislativo municipal na fiscalização e na proposição de políticas públicas.
Entre os projetos discutidos, ganhou destaque a proposta do vereador Kennedy Marques (MDB), que trata da disciplina das ações de vigilância e controle de zoonoses em Manaus. Também avançaram iniciativas como a campanha de combate ao etarismo, de autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos), e o projeto do vereador Allan Campelo (Podemos), que busca instituir ações de conscientização sobre depressão na infância e adolescência. Outro tema debatido foi o enfrentamento à violência contra a mulher no trânsito, com proposta apresentada pelo vereador Joelson Silva (Avante) e apoiada por Ivo Neto (PMB), que destacou pesquisas sobre a alta incidência de agressões nesse contexto.
Ainda na ordem do dia, os vereadores analisaram proposta que obriga a instalação de quiosques de esclarecimento sobre direitos do consumidor em locais de grande circulação, de autoria do vereador Saimon Bessa (União Brasil). O líder do prefeito na Câmara, Eduardo Alfaia (Avante), defendeu a necessidade da reforma da Previdência municipal, esclarecendo que não haverá aumento na contribuição dos servidores. No pequeno expediente, o vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) chamou atenção para o aumento de 10% nos casos de malária no Amazonas, solicitando ações emergenciais da Prefeitura e do Governo do Estado para conter a expansão da doença.