Câmara aprova MP do Gás do Povo e amplia acesso gratuito ao botijão

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2), a Medida Provisória que cria o programa Gás do Povo, iniciativa que assegura a gratuidade do botijão de gás de cozinha de 13 quilos para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo. A proposta recebeu 415 votos favoráveis e 29 contrários e segue agora para análise do Senado, antes do fim de sua vigência, em 11 de fevereiro.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o programa deve entrar em pleno funcionamento a partir de março e alcançar cerca de 15 milhões de famílias em todo o país. A política pública tem como objetivo enfrentar a chamada pobreza energética, ampliando o acesso a uma fonte essencial de energia para o preparo de alimentos e reduzindo a vulnerabilidade social.

Com a nova medida, o atual Auxílio Gás será substituído pelo modelo de gratuidade direta, válido em mais de 10 mil revendedoras credenciadas. Para o presidente da Câmara, Hugo Motta, o Gás do Povo representa um avanço social ao aliviar o orçamento das famílias de baixa renda e promover dignidade, segurança e inclusão energética em todo o Brasil.

Sair da versão mobile