Brasil bate recorde mundial e soma seis medalhas no Mundial de Natação Paralímpica

Foto: Wander Roberto/ CPB

O Brasil brilhou mais uma vez no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura. Nesta quarta-feira (24), a delegação conquistou seis medalhas: dois ouros, três pratas e um bronze. O destaque ficou para a equipe mista do revezamento 4×100 metros livre 49 pontos, que venceu com recorde mundial.

O time formado por Carol Santiago, Lucilene Sousa, Thomaz Matera e Guilherme Batista marcou 4min23s48, superando a antiga marca da Ucrânia, registrada em 2023. O ouro também veio com Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, nos 200 metros livre da classe S2, com o tempo de 3min58s45.

O pódio brasileiro se completou com três pratas: Talisson Glock, nos 400 metros livre S6; Mariana Gesteira, nos 100 metros costas S9; e a equipe do revezamento 4×100 metros livre S14. Já o bronze foi conquistado por Lídia Cruz nos 50 metros costas S4.

Com os resultados, o Brasil reforça seu protagonismo na natação paralímpica mundial, mostrando equilíbrio entre provas individuais e coletivas e consolidando uma campanha de alto rendimento rumo às próximas competições internacionais.