
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido na manhã deste domingo (13) a uma cirurgia abdominal no Hospital DF Star, em Brasília, após diagnóstico de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial do intestino. A equipe médica optou pelo procedimento para liberar aderências e reconstruir a parede abdominal.
Segundo boletim divulgado às 10h23, Bolsonaro passou por uma laparotomia exploradora. A obstrução intestinal está associada às diversas cirurgias que ele realizou desde a facada sofrida em 2018, durante a campanha presidencial. A operação foi decidida após reavaliações clínicas e novos exames que indicaram a persistência do quadro, mesmo após medidas clínicas iniciais como jejum e descompressão gástrica.
Bolsonaro foi transferido de UTI aérea de Natal (RN) para Brasília na noite de sábado (12), após passar mal em um evento do PL. Inicialmente, foi atendido em Santa Cruz e, em seguida, levado à capital potiguar antes do deslocamento para o DF.
Aliados, como o senador Rogério Marinho e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestaram apoio nas redes sociais e desejaram pronta recuperação ao ex-presidente.