Biópsia oferecida pela Prefeitura reduz espera por diagnóstico de câncer de mama

O Serviço Municipal de Referência para o Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM), mantido pela Prefeitura de Manaus, tem se consolidado como um dos pilares no combate ao câncer de mama na capital amazonense. Implantado em fevereiro de 2022, o serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e oferece biópsias de lesões suspeitas detectadas em exames de rastreio, permitindo diagnósticos precoces e tratamento em tempo oportuno.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a criação do SDM representa um avanço importante na política de atenção à saúde da mulher. “O serviço reforça o compromisso do prefeito David Almeida com o diagnóstico precoce e o enfrentamento do câncer de mama, que é uma das doenças que mais acometem mulheres. Quando detectado no início, as chances de cura chegam a 95%”, destacou.

A policlínica Castelo Branco, na zona Sul, é uma das unidades onde o serviço funciona. A diretora da unidade, Francicleia Azevedo, explica que as solicitações de biópsia chegam pelo Sistema de Regulação (Sisreg), após exames com classificação Bi-Rads 4 ou 5 — que indicam suspeita de malignidade. “Conseguimos reduzir drasticamente o tempo de espera entre o pedido do exame e o encaminhamento à FCecon. Antes, esse intervalo podia chegar a um ano; hoje, o resultado sai em até 30 dias úteis”, afirmou.

A médica ginecologista e mastologista Karissa Lopes relata que, de outubro de 2024 a setembro deste ano, 621 mulheres foram atendidas, com 396 biópsias realizadas e 96 diagnósticos positivos para câncer. “São quase cem mulheres que tiveram acesso rápido ao diagnóstico e ao início do tratamento. Isso é salvar vidas”, reforçou. O serviço conta com equipe multiprofissional composta por mastologistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, garantindo acolhimento integral às pacientes.