
O governador Roberto Cidade assinou, nesta terça-feira (23), a ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da segunda etapa do programa Asfalta Amazonas em Barcelos, município localizado a 399 quilômetros de Manaus. A iniciativa prevê investimentos de R$ 12,1 milhões para melhorar a infraestrutura viária e ampliar a mobilidade urbana na cidade.
Durante a agenda, o governador destacou que os recursos já estão sendo liberados e que novas parcelas serão destinadas ao município para garantir a conclusão das obras. Segundo ele, a pavimentação representa mais qualidade de vida para a população, além de fortalecer o desenvolvimento de Barcelos, considerada uma das cidades mais importantes da região do Rio Negro e referência na pesca ornamental.
As obras contemplam a recuperação de 35 ruas, totalizando mais de 10 quilômetros de vias pavimentadas. Os serviços incluem aplicação de concreto asfáltico, terraplenagem, construção de calçadas, meio-fio, sarjetas e implantação de sinalização viária, proporcionando mais segurança para motoristas e pedestres.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Júlio César Langbeck Soares Neto, da coordenadora-executiva da UGPE, Daniella Falabelo Jaime, e do prefeito de Barcelos, Radson dos Santos Alves.
Desde 2021, o programa Asfalta Amazonas já firmou 54 convênios e 16 contratos, alcançando 43 municípios do interior e também a capital. O programa prevê investimentos de R$ 1,03 bilhão para pavimentação e recuperação de mais de 1 mil quilômetros de vias e ramais em todo o estado. Na atual etapa, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos R$ 638,8 milhões para obras em 545,26 quilômetros de vias e ramais no interior do Amazonas.