
Mais 1.600 famílias da região do Alto Solimões foram contempladas com o Auxílio Estadual Permanente, o maior programa de transferência de renda do Amazonas. Em Tabatinga, 800 novos cartões foram distribuídos nesta sexta-feira (7/11), somando-se às entregas realizadas em Benjamin Constant e Atalaia do Norte. O benefício garante R$ 150 mensais a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, promovendo segurança alimentar e inclusão social.
Desde sua criação, em 2021, Tabatinga já contabiliza mais de 4,4 mil cartões entregues. Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), o programa segue critérios como renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para famílias chefiadas por mulheres, pessoas com deficiência e idosos. Até 2026, a meta é atender mais 30 mil famílias em todo o estado.
Durante as ações em Tabatinga, foram realizadas também entregas sociais e produtivas voltadas ao fortalecimento da economia local e à melhoria das condições de vida. Famílias receberam cestas básicas, kits bebê, cadeiras de rodas e absorventes do programa Dignidade Menstrual. O setor primário foi beneficiado com equipamentos agrícolas, como motocultivadores, mangueiras, motores e cheques do Crédito Feirante, estimulando a produção rural.
O município ainda recebeu novas estruturas de Telessaúde, com serviços de teleconsulta e telediagnóstico, além de seis viaturas para a Polícia Militar, reforçando a segurança local. Outro avanço foi a assinatura de termos de cooperação para construção da Policlínica do Alto Solimões e revitalização da UPA de Tabatinga, além do andamento das obras da futura Fábrica Envasadora de Água.
O balanço da agenda na região inclui, além das entregas do Auxílio Estadual, investimentos em infraestrutura e iluminação pública. Benjamin Constant recebeu um novo sistema do Projeto Água Boa e do Ilumina+ Amazonas, enquanto Atalaia do Norte ganhou o 12º Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e novas unidades de Telessaúde. As ações reforçam o compromisso estadual com o desenvolvimento humano e sustentável do Alto Solimões.