
A jovem atleta Isanelly Cristina, de apenas 14 anos, conquistou o título do Mundial sub-17 de levantamento de peso, realizado em Lima, no Peru, e entrou para a história ao estabelecer um novo recorde mundial no arremesso. A carioca levantou 77 quilos na prova, superando marcas anteriores e confirmando seu nome entre as promessas do esporte brasileiro.
A conquista foi registrada na última quarta-feira (30), quando Isanelly também atingiu 57 quilos no arranco, somando 134 quilos no total — desempenho que lhe garantiu a medalha de ouro. Apesar de já ter alcançado os 77 quilos no Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2024, a marca só agora pôde ser homologada pela Federação Internacional de Levantamento de Pesos.
“Estou muito feliz, pois não imaginava que seria uma experiência tão boa. Eu tinha isso em mente, mas não esperava que fosse acontecer tão cedo”, declarou a atleta, que vibrou com a estrutura da competição e agradeceu a Deus pela conquista. “Agora é só comemorar esse recorde mundial”, completou.
A vitória de Isanelly Cristina reforça a força do Brasil nas categorias de base do levantamento de peso e acende o alerta para o potencial da atleta em futuras competições internacionais, incluindo os Jogos Pan-Americanos e até mesmo uma possível vaga olímpica no futuro.