Ancelotti faz oito mudanças e testa novo time da Seleção contra o Japão

Carlo Ancelotti na chegada da seleção brasileira a Tóquio — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O técnico Carlo Ancelotti promoveu oito mudanças na escalação da Seleção Brasileira para o amistoso contra o Japão, que será disputado nesta terça-feira (14), às 7h30 (horário de Brasília), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vinícius Júnior foram mantidos no time que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0 na última sexta-feira.

O treino desta segunda confirmou a intenção do treinador em fazer observações e testar formações antes de definir o elenco final para a Copa do Mundo de 2026, prevista para ser fechada até março. O time escalado teve Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; no meio-campo, Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; e no ataque, Luiz Henrique, Vini Jr. e Gabriel Martinelli.

Ancelotti voltou a adotar o esquema 4-3-3, reforçando a ideia de versatilidade tática. As mudanças destacam o trio considerado “intocável” — Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. — e mostram a busca por equilíbrio entre juventude e experiência. Bruno Guimarães, por exemplo, ganha nova função: mais avançado, próximo de Paquetá, na construção ofensiva.

Outro ponto de atenção é a função de Vini Jr., que atuará mais próximo da área, como referência ofensiva. O técnico também deve testar Caio Henrique durante o jogo, na lateral esquerda, mantendo a rotatividade que marcou os últimos amistosos.

Com as novidades, Ancelotti chegará a 38 jogadores utilizados entre 45 convocados desde o início de sua gestão. João Gomes e Joelinton seguem como opções e podem estrear na Data Fifa.

O confronto com o Japão encerra a série de amistosos de outubro, consolidando a fase de testes e observações antes do início oficial das eliminatórias e servindo como termômetro para o time que Ancelotti pretende levar ao Mundial.