Ampliada a oferta da inserção do DIU para mais 10 Unidades de Saúde na Capital

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em mais 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando de 23 para 33 o número de pontos de atendimento na rede municipal que disponibilizam o serviço.

A implantação foi finalizada nesta quarta-feira, 05/02, no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Sul, bairro Adrianópolis, com uma apresentação para os 11 profissionais médicos que participaram do curso para a inserção do DIU, com orientações sobre registro de informações no prontuário eletrônico, a importância do planejamento reprodutivo e a solicitação de insumos junto à Diretoria de Logística (Delog/Semsa).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a Semsa segue as normativas do Ministério da Saúde para a ampliação da inserção do DIU de cobre, que é um método contraceptivo altamente eficaz, com um índice acima de 99% na efetividade para evitar a gravidez não intencional.

“Além da alta efetividade, tem a vantagem de, após a inserção, permanecer em uso por até 10 anos. Também é um método reversível, ou seja, a mulher pode solicitar a retirada do DIU a qualquer momento, quando planejar a gravidez”, afirma Shádia Fraxe.

Como contraceptivo, o DIU atua com a liberação de íons de cobre na cavidade uterina, funcionando como um espermicida por impedir a passagem dos espermatozoides, o que impede a fecundação; a concentração do cobre também dificulta a mobilidade dos espermatozoides, assim como dificulta a movimentação do óvulo.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, ressalta que o objetivo é ampliar cada vez mais a oferta do DIU na Atenção Básica, facilitando o acesso das mulheres ao serviço.

“Mulheres a partir de 14 anos podem solicitar a inserção do DIU, de acordo com a avaliação médica, na Unidade de Saúde. No caso de adolescentes, a orientação é que sejam acompanhadas por um responsável maior de idade. O atendimento é organizado no fluxo interno da própria Unidade de Saúde, sem necessidade de agendamento via Sistema de Regulação (Sisreg)”, informou Lúcia Freitas.

Em 2024, as Unidade Básicas de Saúde da rede municipal realizaram 1.172 procedimentos para a inserção do DIU e outros 828 procedimentos foram realizados na Maternidade Moura Tapajóz, também administrada pela Prefeitura de Manaus. No ano de 2021, o número total de procedimentos foi de 145.

Ampliação

De acordo com Lúcia Freitas, a ampliação para mais 10 Unidades de Saúde aconteceu em todas as zonas de Manaus, com o treinamento dos médicos realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública (Esap). “Nós submetemos anualmente 10 vagas para médicos, a Esap analisa o projeto, com atividades teóricas e práticas. Durante o curso, cinco profissionais atuam como multiplicadores acompanhando e orientando a prática na inserção do DIU até a finalização do treinamento”, informa Lúcia Freitas.

Das 10 novas Unidades de Saúde para implantação do DIU, três estão localizadas na zona Norte: Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina; Unidade de Saúde da Família – Norte 27, bairro Monte das Oliveiras; e Clínica da Família Carlson Gracie, bairro Nova Cidade.

A zona Sul passou a contar com mais três Unidades de Saúde com o serviço implantado: Japiim, bairro Japiim; Almir Pedreira, bairro Crespo; e São Francisco, bairro São Francisco.

Na zona Leste, o serviço foi ampliado para as UBSs Lago do Aleixo, no bairro Colônia Antônio Aleixo, e Mauazinho, bairro Mauazinho. Também houve a capacitação de um profissional da UBS Dr. José Amazonas Palhano, bairro São José (zona Leste), que passou a contar com dois médicos realizando o atendimento.

Houve ainda a implantação na UBS Santo Antônio, bairro Santo Antônio, zona Oeste, e na UBS Ada Viana, localizada na comunidade Nova Canaã, BR – 174, zona Rural.

Para a médica Sandra Lima, que atua na UBS Sálvio Belota, a ampliação da oferta do DIU é essencial não só em benefício da saúde das mulheres, mas para todo o planejamento do futuro das famílias.

“O serviço vai ser muito importante no atendimento da população para o planejamento familiar. Utilizando um procedimento simples, rápido e muito eficiente, as mulheres têm a chance de planejar o futuo da família, escolher o momento certo de ter um filho da forma mais segura possível”, afirmou Sandra Lima.

Unidades de Saúde de referência da Semsa Manaus para inserção do DIU

Zona Norte

USF N 51 – rua Tucano, quadra 11, lote 07, comunidade Parque das Garças, Novo Aleixo

USF Fátima Andrade – Rua 52, s/n, conjunto Amazonino Mendes, Mutirão

USF Arthur Virgílio Filho – Tv. 10, 3.015, Amazonino Mendes

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/n, Lago Azul

USF Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina

USF N27 – Rua São Nicolau, s/n, Monte das Oliveiras

Clínica da Família Carlson Gracie – Avenida Curaçao, s/n, Nova Cidade

Áugias Gadelha (em reforma) – Rua A, s/n, conjunto, Ribeiro Júnior, Nova Cidade

Zona Leste

USF José Avelino Pereira – Rua Cravinho, s/n, Jorge Teixeira

USF José Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/n, São José I

USF Dr. Waldir Bugalho de Medeiros – Rua 7 de Setembro, 871, Jorge Teixeira

Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle – Av. Brigadeiro Hilário Gurjão, s/n, Jorge Teixeira

USF Enf. Ivone Lima dos Santos – Rua Luiz Contente, s/n, Coroado

USF Lago do Aleixo – Rua da Olaria, 198, Colônia Antônio Aleixo

USF Mauazinho – Rua Rio Negro, 111, Mauazinho

Zona Sul

USF José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Flores

USF Megumo Kado / Conselho Comunitário do Bairro de Educandos – Rua Manoel Urbano, s/n, Educandos

USF Theomário Pinto da Costa – Rua Pedro Dias Leme, s/n, Parque 10 de Novembro

Equipe Consultório na Rua (vinculada à USF São Francisco e à USF Rosa Pereira de Almeida) – Rua 31, s/n, bairro Japiim

USF Almir Pedreira – Rua Lagoa Verde, 01, Crespo

USF São Francisco – Rua Jonas Silva, s/n, São Francisco

USF Theodomiro Garrido (em reforma) – Rua São José, s/n, Colônia Oliveira Machado

Zona Oeste

 

USF Ajuricaba – Av. Leste, s/n, Alvorada

USF O 23 – Rua das Flores, 10, Compensa

USF Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/n, Glória

USF Bairro da Paz – Rua Esperança, 51, Bairro da Paz

USF Santo Antônio – Rua Lauro Bittencourt, s/n, Santo Antônio

Maternidade Dr. Moura Tapajóz – Av. Brasil, 1.335, Compensa

Zona Rural

 

USF Rural Pau Rosa – BR 174, Km 21, Comunidade do Pau Rosa

USF Rural São Pedro – Rodovia AM 010, Km 35

USF Rural Nossa Senhora de Fátima – Margem esquerda do Rio Negro, Comunidade Nossa Senhora de Fátima