
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema Amazonas) recebeu, nesta segunda-feira (02/02), representantes da Embaixada da Irlanda, em Manaus, em um encontro que destacou o reconhecimento internacional pelos avanços do estado na redução do desmatamento e das queimadas. A visita institucional teve como foco o fortalecimento do diálogo e a ampliação de parcerias voltadas à cooperação ambiental.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, os resultados positivos alcançados pelo Amazonas reforçam a credibilidade da política ambiental estadual no cenário internacional. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, em 2025, o estado registrou o menor número de focos de calor dos últimos 23 anos, além do menor volume de alertas de desmatamento dos últimos oito anos, reflexo do fortalecimento das ações de monitoramento, fiscalização e prevenção.
Para o chefe de missão adjunto da Embaixada da Irlanda no Brasil, Maurice Nolan, o desempenho do Amazonas amplia o interesse do país em estreitar relações diretas com os estados brasileiros, especialmente após a Irlanda passar a integrar o grupo de doadores do Fundo Amazônia. O estado, que concentra um dos maiores volumes de projetos apoiados pelo fundo, tem sido referência para parcerias internacionais voltadas ao controle do desmatamento, à prevenção de queimadas e ao estímulo à bioeconomia.









