O governador Wilson Lima apresentou, nesta terça-feira (27), os avanços do Amazonas na transformação digital e em práticas sustentáveis de gestão pública durante o Congresso Internacional de Políticas Públicas, em Manaus. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e pelo Instituto Rui Barbosa, reúne autoridades para discutir políticas descentralizadas e os desafios rumo à COP 30.
Segundo Lima, desde 2020 o Estado substituiu a tramitação física por processos 100% eletrônicos com o Sistema de Gestão Documental (Siged), integrando secretarias e órgãos como Detran e Jucea. “Economizamos R$ 28 milhões com a digitalização e garantimos eficiência e transparência no serviço público”, afirmou o governador, destacando ainda a produção de 150 milhões de páginas digitais.
O Amazonas também se destaca por conquistar certificações internacionais em tecnologia da informação. A Prodam já possui as certificações ISO 27001 e 27701, e deve obter, até o fim de 2025, a ISO 20000-1 — o que tornará o estado o único no Brasil com as três certificações simultâneas na área. Além disso, 100% dos órgãos estaduais estão conectados digitalmente, com serviços como orçamento, finanças e Diário Oficial já operando em ambiente virtual.
Na segurança pública, o Estado implementou o Sistema “Paredão”, com 600 câmeras e reconhecimento facial, além de ferramentas como o Boletim de Ocorrência digital e o sistema Recuperafone. Na saúde, destaca-se a Telessaúde e a modernização dos exames clínicos, que agora são liberados em minutos graças à digitalização da rede estadual.
Wilson Lima também anunciou os próximos passos da transformação digital no Amazonas: universalizar o acesso aos serviços públicos digitais, ampliar a conectividade no interior, regulamentar o uso de inteligência artificial e lançar uma plataforma integrada com linguagem natural. O governador foi homenageado no Fórum Tech Gov Norte, pelo compromisso com a modernização do serviço público e os avanços liderados pela Prodam.