Amazonas amplia e moderniza rede de saúde com novas obras

O Governo do Amazonas está promovendo uma ampla modernização na rede pública de saúde, com reformas e ampliações que visam melhorar o atendimento à população. Coordenadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as intervenções abrangem hospitais, maternidades e centros especializados na capital e no interior.

Na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, na zona norte de Manaus, as obras de ampliação vão adicionar 57 novos leitos, incluindo 30 de UTI. Já no Complexo Hospitalar Sul, que engloba o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, a modernização inclui a criação de 48 novos leitos, melhorias estruturais e reforço na geração de energia. A previsão é de que as reformas nas recepções dessas unidades sejam concluídas em até 90 dias.

No interior, hospitais em Nhamundá, Manacapuru e Humaitá passam por revitalizações, ampliando a capacidade de atendimento. Em Manacapuru, por exemplo, o hospital contará com 112 leitos de enfermaria e cinco salas de cirurgia. O Hospital Regional de Humaitá, por sua vez, ganhou 15 novos leitos de UTI, melhorias elétricas e reforço na rede de gases medicinais.

Outro destaque é a modernização da iluminação pública nas unidades estaduais de saúde, com a instalação de 1.171 novos pontos de LED. O programa Ilumina+ Amazonas prevê a conclusão do projeto até o fim de maio, garantindo mais segurança e eficiência energética nos hospitais e policlínicas do estado.

Sair da versão mobile