
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) abriu edital para credenciamento de clínicas especializadas em nefrologia, com foco nos serviços de hemodiálise e diálise peritoneal, destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca reforçar a rede assistencial e garantir a continuidade do atendimento a pessoas com Doença Renal Crônica (DRC).
De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, os novos prestadores deverão oferecer consultas, exames e procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais. O objetivo é ampliar a cobertura e qualificar a assistência nefrológica no estado. “O credenciamento é fundamental para reorganizar os serviços e ofertar um atendimento integral ao paciente com Doença Renal Crônica”, destacou.
Atualmente, 1.220 pessoas realizam Terapia Renal Substitutiva (TRS) em clínicas credenciadas no Amazonas, sendo 1.161 em hemodiálise e 59 em diálise peritoneal. Com o novo edital, a SES-AM abre espaço para habilitação de mais clínicas e para a ampliação da modalidade peritoneal, que permite tratamento em casa, oferecendo mais autonomia ao paciente.
O credenciamento terá vigência de cinco anos e está dividido em três lotes: assistência ambulatorial adulto e infantil, além de procedimentos cirúrgicos. Empresas interessadas devem acessar o Protocolo Virtual no site protocolovirtual.amazonas.am.gov.br e buscar o Edital nº 005/2025-SES-AM. Mais detalhes e documentação exigida estão disponíveis no portal da SES-AM.