O Governo do Amazonas ampliou o Mutirão de Cirurgias Opera+ Amazonas com a publicação de dois novos editais de credenciamento voltados à contratação de empresas médicas especializadas em cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vasculares. A iniciativa busca reforçar o número de procedimentos ofertados e reduzir o tempo de espera de pacientes cadastrados no Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Com os novos credenciamentos, o governo pretende realizar 2.373 cirurgias adicionais nos próximos seis meses — 751 ginecológicas, 500 vasculares e 1.622 dermatológicas —, além das 40 mil já previstas no mutirão, que iniciou em junho. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a ação representa um reforço decisivo na estrutura hospitalar. “Estamos operando fora da rotina, à noite, em fins de semana e feriados. Com esses editais, outras unidades poderão ser incorporadas ao mutirão, ampliando o acesso à população”, afirmou.
Empresas médicas interessadas em participar do processo têm até o dia 14 de julho para se inscrever no Protocolo Virtual do Governo do Amazonas, por meio do Edital nº 003/2025-SES, disponível em www.saude.am.gov.br. As contratadas deverão oferecer o serviço completo, desde consultas e exames pré-operatórios até o pós-operatório e alta hospitalar.
A força-tarefa do Opera+ Amazonas já está em andamento em hospitais como Delphina Aziz, Adriano Jorge e Alfredo da Matta. Em breve, outras unidades como o Instituto da Criança do Amazonas (Icam), Hospital Infantil Dr. Fajardo e a Maternidade Chapot Prevost também devem integrar a programação.
Além das especialidades contempladas nos novos editais, o mutirão realiza procedimentos nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia e proctologia. A ação integra o programa Saúde Amazonas, voltado à modernização da rede pública, e tem garantido avanços na assistência hospitalar, alívio das filas e maior resolutividade na atenção especializada.