
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), assinou, nesta quinta-feira (16/10), o Projeto de Resolução Legislativa que cria o “Programa Lixo Zero” no âmbito do Parlamento Estadual. A iniciativa reforça o compromisso da Casa com a sustentabilidade e a adoção de práticas ambientais responsáveis no ambiente legislativo e na sociedade.
O programa tem como base a Lei nº 5.414/2021, de autoria do próprio parlamentar, que instituiu a “Semana Lixo Zero” no calendário oficial do Estado. A ação busca incentivar a redução, reutilização e reciclagem de materiais, além da destinação correta de resíduos como plásticos, eletrônicos e óleos vegetais.
Durante a cerimônia de lançamento, Roberto Cidade destacou a importância da conscientização ambiental, especialmente entre os jovens. “Com o ‘Programa Lixo Zero’, queremos inspirar hábitos sustentáveis entre servidores e estudantes. Trouxemos alunos de escolas estaduais para vivenciar esse momento e se tornarem multiplicadores desse conhecimento, levando adiante a importância de preservar nossa biodiversidade”, afirmou o presidente.
Participaram da solenidade estudantes das escolas estaduais Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, Liberalina Well, Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, e do Colégio Militar da Polícia Militar Cel. Pedro Câmara (CMPM VIII). A aluna Karoline Silva, do CMPM VIII, ressaltou que a experiência incentiva ações práticas de preservação. “Vemos diariamente os impactos ambientais na Amazônia. Precisamos unir forças para manter a cidade limpa e reduzir problemas como alagamentos e poluição dos rios”, afirmou.
A professora de Biologia do CMPM VIII, Paula Gabrielle, também elogiou a iniciativa. “Essa aproximação entre o Legislativo e as instituições de ensino é essencial para desenvolvermos pesquisas e políticas públicas voltadas à sustentabilidade. É um intercâmbio científico muito valioso”, destacou.
O “Programa Lixo Zero” será coordenado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Presidência da Aleam, o Serviço Social e demais diretorias. Entre suas diretrizes estão o incentivo ao consumo consciente, à coleta seletiva e ao manejo adequado de resíduos, além do apoio a projetos de educação ambiental e de economia circular.