
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciará, a partir de julho, a convocação dos candidatos aprovados no concurso público realizado em 2025. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Adjuto Afonso (UB), após a homologação do certame, publicada no Diário Oficial e disponibilizada no site institucional.
Segundo o parlamentar, o processo de nomeação será conduzido de forma gradual, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e a capacidade financeira da Assembleia. O diretor-geral da Aleam, Wander Motta, informou que a definição do número de convocados na primeira etapa ainda está em análise e será concluída nos próximos dias pela Mesa Diretora.
O concurso, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ofertou 100 vagas para provimento imediato, sendo 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio, além da formação de cadastro de reserva. Esta foi a primeira seleção pública promovida pela Assembleia após um intervalo de 14 anos.
Após a publicação da portaria de nomeação, os convocados deverão apresentar a documentação exigida e participar do ato de posse. Os novos servidores também passarão por um período de integração na Escola do Legislativo antes de iniciarem as atividades. De acordo com a Aleam, novas convocações poderão ocorrer ao longo do prazo de validade do concurso, que é de dois anos, prorrogável por igual período.