
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou abstenção de 27%, percentual próximo ao de 2024 (26,6%) e menor que o de anos anteriores. O balanço foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9). Ao todo, 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para participar da avaliação.
Segundo o ministro, 3.240 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do exame, como portar equipamentos eletrônicos, usar materiais impressos ou deixar o local antes do tempo mínimo permitido. “Foi tudo tranquilo. Tivemos aumento no número de participantes e manutenção da média de abstenções”, afirmou Santana.
O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13). As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, com apoio de mais de 300 mil colaboradores. Nesta primeira etapa, os estudantes responderam a 90 questões de linguagens, ciências humanas e redação, que abordou o tema “As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Camilo Santana considerou o tema “muito atual” e destacou a importância de refletir sobre o envelhecimento da população e o combate ao etarismo. Já o presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou a prova como “linda” e “maravilhosa”, ressaltando o alinhamento às competências do ensino médio.
A segunda etapa do Enem acontece no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. A reaplicação está marcada para 16 e 17 de dezembro, contemplando, entre outros, estudantes do Paraná afetados pelo tornado. As notas do exame seguem como principal porta de entrada para universidades públicas e privadas, por meio do Sisu, Prouni e Fies.