Aberta consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), lançou uma consulta pública para ouvir a população sobre os serviços de saneamento básico ofertados pelo município. A iniciativa integra o processo de revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus (PMSBM), a ser concluída entre novembro e dezembro de 2025.

A participação popular será essencial para o diagnóstico das condições atuais e para o planejamento de ações voltadas à melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos sólidos.

A revisão é conduzida por uma equipe de consultores técnicos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com expertise nas áreas de saneamento, meio ambiente, sustentabilidade e infraestrutura, contratados pela Prefeitura de Manaus.

Como parte do processo de mobilização social, já foram realizadas diversas reuniões com grupos de catadores de recicláveis, lideranças comunitárias de Manaus e das comunidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

“A participação da população e de líderes comunitários é fundamental para que possamos entender melhor os desafios enfrentados e, assim, desenvolvermos soluções necessárias, eficientes e alinhadas com a realidade local”, destacou Célia Oliveira, coordenadora da equipe de Mobilização Social e Comunicação do PMSBM.

A consulta pública está disponível no site www.manaus.am.gov.br e na rede social da Semmasclima @semmasmanaus (Instagram). Você também pode acessar, clicando aqui: bit.ly/saneamentomanaus

Plano

A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus contempla quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A Prefeitura de Manaus criou a Comissão de Coordenação da Atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, em abril de 2024, e estabeleceu cooperação com a empresa Águas de Manaus, para a elaboração de um plano mais atualizado e que atenda as demandas da população, integrando a segurança hídrica, com soluções inovadoras, considerando as particularidades ambientais e sociais da cidade.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico envolve: mobilização social (com realização de consultas públicas), diagnóstico da situação do saneamento básico, prognóstico, objetivos e metas; programas, projetos e ações; monitoramento e avaliação.

Sair da versão mobile