“Se tem uma empresa odiada em Manaus é a Águas de Manaus”, afirmou Prefeito Renato Júnior na abertura do programa “Manaus que a Gente Cuida”. Águas se manifesta em nota.

O prefeito de Manaus, Renato Junior, anunciou nesta quinta-feira (25) o embargo de todas as obras da concessionária Águas de Manaus e afirmou que a empresa poderá ser expulsa da capital caso continue realizando serviços considerados inadequados. A declaração foi feita durante o lançamento de uma nova frente de recapeamento asfáltico na Zona Norte da cidade.

Segundo o prefeito, a prefeitura tem intensificado as obras de recuperação viária aproveitando o período de verão amazônico, mas enfrenta problemas recorrentes com intervenções da concessionária em ruas recém-asfaltadas. Renato Junior afirmou que a empresa desrespeita o cronograma municipal e abre novos buracos logo após a conclusão dos serviços de recapeamento.

O chefe do Executivo municipal informou que a Prefeitura de Manaus já aplicou mais de R$ 9 milhões em multas contra a concessionária e que novas autuações, que podem ultrapassar R$ 10 milhões, estão sendo preparadas. Ele também determinou que a empresa feche todos os buracos abertos na cidade enquanto as obras permanecerem embargadas.

Além das novas penalidades, a prefeitura iniciou uma auditoria técnica para avaliar intervenções executadas pela Águas de Manaus nos últimos anos. Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e de outros órgãos irão verificar casos de afundamento de asfalto, recalques e falhas nos reparos realizados pela concessionária.

Renato Junior também mobilizou a Procuradoria Geral do Município (PGM) e outras secretarias para acompanhar a situação e afirmou que levará o caso às últimas consequências. Segundo ele, embora a concessão dos serviços de água e esgoto seja de responsabilidade da empresa, as vias públicas pertencem ao município e precisam ser preservadas.

O prefeito ainda pediu que a população denuncie qualquer nova abertura de buracos realizada pela concessionária durante o período de embargo. Até o momento, a Águas de Manaus não se manifestou sobre as declarações e medidas anunciadas pela Prefeitura de Manaus. O espaço permanece aberto para posicionamento da empresa.

 

Nota de esclarecimento da Águas de Manaus

Manaus, 25 de junho de 2026

A Águas de Manaus informa está cumprindo integralmente as determinações da Prefeitura de Manaus e atuando em conjunto com os órgãos municipais para a recuperação dos pontos indicados. Nesta semana, a empresa já iniciou um plano intensivo de recomposição asfáltica em diferentes regiões da capital, com o objetivo de garantir à população de Manaus o avanço dos serviços de saneamento com qualidade.

As equipes da concessionária estão revisitando todas as áreas que receberam obras de implantação de redes de esgoto ou manutenções operacionais, realizando os ajustes necessários e garantindo a recuperação das vias. Em alinhamento com os órgãos competentes, o cronograma prevê a aplicação de 130 toneladas de asfalto por dia, em uma força-tarefa voltada à recomposição dos trechos das vias que receberam obras.