
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou presença na sessão solene de abertura do ano legislativo de 2026, realizada nesta terça-feira (3), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O ato deu início à 3ª Sessão da 20ª Legislatura, após o encerramento do recesso parlamentar estadual, reunindo autoridades e representantes de diferentes instituições.
Representando a Corte de Contas, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins integrou a mesa de honra da solenidade, em um gesto que reforça o prestígio institucional do Tribunal. A participação está prevista na Constituição do Estado do Amazonas e simboliza a harmonia, a independência e o alinhamento entre os poderes constituídos.
Também participaram do evento o conselheiro Luís Fabian Barbosa, corregedor do TCE-AM, e o procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas, João Barroso. Ao comentar a solenidade, a presidente da Corte destacou a relevância do diálogo institucional como instrumento para o avanço do Estado, com equilíbrio e foco no interesse público.
A sessão foi presidida pelo deputado Roberto Cidade, presidente da ALE-AM, e contou com a presença de representantes da sociedade civil, do Executivo estadual, do Ministério Público do Amazonas, da Marinha do Brasil e da Prefeitura de Manaus. Durante a solenidade, o governador Wilson Lima fez a leitura da mensagem governamental, apresentando um balanço das ações de quase oito anos de gestão e as prioridades para o último ano de mandato.









