
O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) deu início aos procedimentos para a realização da 10ª Conferência Municipal de Saúde (Comus), durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2026, realizada nesta quarta-feira (28). A conferência integra o calendário preparatório da 18ª Conferência Nacional de Saúde e marca o chamamento da sociedade para participar do processo de formulação de propostas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A assembleia, realizada mensalmente no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, reúne representantes de gestores, trabalhadores e usuários do SUS. Segundo o presidente do CMS/Manaus, Hellyngton Monteiro de Moura, a Comus é o principal espaço de controle social da saúde no município, permitindo que a população contribua diretamente com sugestões para a melhoria dos serviços.
De acordo com o calendário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), as conferências municipais devem ocorrer entre janeiro e agosto de 2026, seguidas pelas etapas estaduais e do Distrito Federal, previstas para o período de janeiro a abril de 2027. A 18ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá em junho de 2027, em Brasília, e servirá de base para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual 2027–2030.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o ciclo de conferências tem como objetivo ouvir a sociedade e definir diretrizes para o planejamento da política de saúde nos próximos quatro anos, fortalecendo a participação social e o aprimoramento do SUS em todas as esferas de governo.









