
A Prefeitura de Manaus registrou um crescimento de 5% na emissão de certidões de alvará de construção em 2025. De janeiro a novembro, foram 685 documentos licenciados, contra 654 no mesmo período do ano passado. Somente em novembro, 62 novas certidões foram expedidas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
No acumulado de janeiro de 2021 a novembro de 2025, a capital soma 4.262 certidões emitidas, o que representa mais de 5,5 milhões de metros quadrados licenciados para novas obras. Em 2025, o volume autorizado se aproxima de 830 mil metros quadrados, indicando expansão contínua da atividade imobiliária e urbana na cidade.
O desempenho reflete diretamente na geração de emprego e renda no setor da construção civil, que voltou a crescer no Brasil no terceiro trimestre de 2025, com alta de 1,3% no PIB do setor, acima do crescimento da economia nacional no mesmo período. Segundo o Implurb, o avanço é resultado de medidas de planejamento urbano, desburocratização e segurança jurídica adotadas pelo município.









