
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), avaliou de forma positiva a aplicação das provas do concurso público da Casa, realizadas neste domingo (14/12). Com cerca de 50 mil inscritos, o certame marca a retomada de concursos no Legislativo estadual após um intervalo de 14 anos e é apontado como um passo estratégico para a modernização dos serviços oferecidos pela instituição.
Segundo Roberto Cidade, a realização do concurso representa o cumprimento de um compromisso da atual gestão, diante do número de servidores em processo de aposentadoria e da necessidade de reforço em setores essenciais da Aleam. O presidente agradeceu aos candidatos pela confiança e destacou que, após o cumprimento de todas as etapas previstas, terão início os chamamentos dos aprovados.
De acordo com o cronograma oficial, o gabarito preliminar será divulgado nesta terça-feira (16/12). Os candidatos poderão interpor recursos contra o gabarito nos dias 17 e 18 de dezembro. Já o gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova objetiva estão previstos para o dia 22 de janeiro.
Os recursos contra o resultado preliminar poderão ser apresentados entre os dias 23 e 26 de janeiro. O resultado definitivo da prova objetiva, juntamente com a convocação para as provas práticas e discursivas, será divulgado em 5 de fevereiro. A prova discursiva, destinada a cargos específicos, está marcada para o dia 1º de março de 2026.
O concurso da Aleam oferta 100 vagas para provimento imediato, sendo 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio, além de 263 vagas para cadastro reserva. Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame, segundo Roberto Cidade, vem sendo conduzido com transparência e tranquilidade, reforçando o compromisso da gestão com a qualificação e o fortalecimento do serviço público no Amazonas.









