Chuvas fortes provocam multiplas ocorrências em Manaus; O alerta para risco de deslizamentos segue ativo

Foto - Divulgação Portal do Holanda - Autor Caio Guarlotte

A noite de domingo (7) e a madrugada desta segunda-feira (8) foram marcadas por fortes chuvas em Manaus, que resultaram em pelo menos 32 ocorrências registradas pela Prefeitura. Rajadas de vento de até 55 km/h atingiram a capital, aumentando o número de chamadas emergenciais atendidas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com o Cemaden, os bairros mais afetados foram Cidade de Deus (60 mm), Puraquequara (52 mm), Santa Luzia (46 mm), Colônia Antônio Aleixo (41 mm) e Santa Etelvina (33 mm). O acumulado de chuva elevou o risco de deslizamentos, principalmente nas zonas Norte e Leste, onde o terreno úmido aumenta a instabilidade do solo.

Entre as ocorrências atendidas pelas equipes municipais estão seis alagações na zona Leste, 15 tombamentos de árvores distribuídos entre as zonas Centro-Oeste (3), Leste (5), Sul (4) e Oeste (3). Também houve dois casos de erosão e um desabamento, ambos na zona Sul, além de seis destelhamentos na zona Norte e dois riscos de desabamento na zona Leste. As chamadas foram feitas pelo Disque 199, que funciona 24 horas, e encaminhadas para equipes de campo da Sepdec e Semseg.

Diante do cenário, o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) emitiu alerta para moradores dos bairros Cidade Nova e Cidade de Deus, onde há possibilidade de corrida de massa devido ao solo encharcado. A Defesa Civil reforça que sinais como rachaduras, estalos em estruturas ou afundamento do terreno indicam risco e exigem saída imediata do imóvel.

A Prefeitura informou que o atendimento emergencial permanece ativo pelo 199 ou pelo número 98802-3547, operados pelo CCC. Equipes da Defesa Civil e da Semulsp seguem nas ruas em regime de prontidão para minimizar impactos e prestar suporte à população enquanto a previsão aponta continuidade das chuvas nas próximas horas.