Estudantes de pedagogia recebem certificação por participação nos programas ‘Alfabetiza+’ e ‘Alfabetiza Manaus’

Com objetivo de reconhecer o trabalho de estagiários do curso de Pedagogia, a Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta segunda-feira, 24/11, a certificação de 118 estudantes de instituições particulares envolvidos em projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltados à alfabetização no ano letivo de 2025. A cerimônia ocorreu no auditório da rede municipal de ensino, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Os estagiários atuaram diretamente em unidades de ensino participantes dos projetos “Alfabetiza+”, destinado a alunos do 2º ano do ensino fundamental, “Alfabetiza Manaus”, voltado para estudantes do 3º ao 5º ano. Ao todo, 103 escolas receberam apoio das equipes.

A ação “Estagiários de Pedagogia com Foco em Alfabetização” foi promovida pelo Departamento de Gestão Educacional (DGE), por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), em parceria com o Centro Universitário Ceuni-Fametro, Universidade Estácio do Amazonas e Centro Universitário do Norte (Uninorte), com mediação do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed.

A iniciativa buscou aproximar a prática acadêmica da rotina de sala de aula, favorecendo o intercâmbio de saberes e experiências entre universitários e profissionais da educação básica.

“Aqui estamos falando de uma política educacional pública de qualidade, irmanada com o ensino privado. Finalizo reafirmando que a educação é capaz de transformar vidas, como vocês fizeram com cada criança beneficiada pelo apoio e contribuição aos projetos Alfabetiza+ e Alfabetiza Manaus”, destacou o secretário municipal de Educação, Junior Mar.

A chefe da Divisão do Ensino Fundamental, Ivone Rosas, ressaltou que a certificação é um marco importante para a caminhada acadêmica dos estagiários e benéfica tanto para os estudantes quanto para os professores da rede.

“Esse certificado pode ser utilizado nas universidades como projeto de extensão, horas complementares ou até estágio supervisionado do próprio curso. Além disso, essa parceria contribui para desenvolver políticas públicas que valorizam a formação acadêmica dos estudantes e fortalecem o trabalho dos professores da rede, que passam a contar com esses estagiários no processo de alfabetização dos alunos”, explicou.

A iniciativa teve como metas alfabetizar 100% dos estudantes do 2º ano e promover a recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano. No total, 174 estagiários atenderam 174 turmas em 106 unidades de ensino, atuando diretamente em sala de aula, em conjunto com professores regentes, desenvolvendo atividades pedagógicas alinhadas ao material didático da rede.

Entre os estagiários participantes está Algley Alves, estudante do 3º período de Pedagogia da Fametro e pessoa com deficiência visual, que destacou a importância da experiência para sua formação.

“Participar desta ação me fez perceber a pedagogia como um grande campo de ensino. Passei a entender os déficits existentes e percebi que, como pessoa com deficiência, posso contribuir para que crianças tenham um desenvolvimento alfabético diferenciado, aliado à socialização na escola e ao uso da tecnologia, que é algo que domino pela necessidade que tenho”, relatou Algley.