
A Prefeitura de Manaus divulgou o edital do concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 1,5 mil vagas — sendo mil para contratação imediata e 500 para cadastro reserva. O edital nº 01/2025 foi publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira, 3/10, e está disponível nos sites da Semad, DOM Manaus e Instituto Consulplan.
As oportunidades contemplam cargos de professores, pedagogos, analistas de nível superior e técnicos de nível médio, com reserva de 5% para Pessoas com Deficiência (PcDs). As remunerações variam de R$ 2.677,95 a R$ 5.300,57, para jornadas de 20 a 40 horas semanais. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (6/10) e seguem até 5 de novembro, exclusivamente pelo site www.institutoconsulplan.org.br.
Segundo o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Célio Guedes, o concurso foi planejado com rigor técnico e transparência. “Cumprimos todas as etapas legais para garantir um processo seguro e eficiente, conforme determinação do prefeito David Almeida”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou que a convocação dos aprovados será imediata, reforçando o quadro da Semed já no início do ano letivo de 2026. As provas objetivas estão marcadas para o dia 7 de dezembro, em Manaus, com aplicação nos turnos da manhã (nível médio) e da tarde (nível superior).
A Prefeitura de Manaus ultrapassou a marca de 20,6 mil ações fiscais realizadas desde o início da gestão do prefeito David Almeida, em janeiro de 2021. Os dados, divulgados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforçam o compromisso da administração municipal com o ordenamento urbano e o cumprimento das normas de uso do espaço público.
De janeiro a setembro de 2025, foram mais de 3,5 mil ações conduzidas pela Divisão de Controle (Dicon), que reúne as atividades da Gerência de Fiscalização de Postura (GFP) e da Gerência de Fiscalização de Obras (GFO). Somente este ano, a GFP registrou 1.409 notificações — um aumento de 25% em relação a 2024 —, enquanto a GFO contabilizou 2.117 ocorrências. Desde o início da atual gestão, a Gerência de Obras soma mais de 13,3 mil fiscalizações.
Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o trabalho contínuo das equipes é essencial para manter a ordem e garantir que os espaços coletivos sejam utilizados de forma adequada.
“As ações de fiscalização demonstram o compromisso da prefeitura com uma cidade organizada, acessível e justa, onde o espaço público é respeitado e compartilhado por todos”, destacou.
As denúncias sobre obras e ocupações irregulares podem ser feitas pelo Disque Denúncia, nos números (92) 3673-9305 ou 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected].