Palmeiras vira sobre o River e garante vaga na semifinal da Libertadores

O jogador Vitor Roque, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do CA River Plate, durante partida válida pelas quartas de final, volta, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras mostrou força em casa e derrotou o River Plate por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (24), no Allianz Parque, em São Paulo. Com gols decisivos de Vitor Roque e Flaco López, o Verdão reverteu a desvantagem inicial e assegurou a classificação para a semifinal da Copa Libertadores da América.

A equipe comandada por Abel Ferreira já havia vencido o duelo de ida, em Buenos Aires, por 2 a 1. Com o novo resultado, eliminou o tradicional rival argentino e agora aguarda o vencedor do confronto entre São Paulo e LDU, que se enfrentam nesta quinta-feira (25), no Morumbis. Os equatorianos levam vantagem após triunfarem por 2 a 0 na altitude de Quito.

Apesar da festa alviverde, o início do jogo foi de tensão. Aos sete minutos, o River abriu o placar com Salas, de cabeça, após cobrança de falta de Quinteros. O gol deixou o time argentino em posição de levar a decisão para os pênaltis, e a estratégia passou a ser segurar o resultado com muitas faltas e interrupções.

No segundo tempo, Abel Ferreira alterou a postura da equipe, apostando nas jogadas pelas laterais. A mudança surtiu efeito logo aos cinco minutos: Piquerez cruzou, Vitor Roque cabeceou e, após defesa parcial de Armani, aproveitou o rebote para empatar.

Com o 1 a 1, o River foi obrigado a se lançar ao ataque, abrindo espaços para o Palmeiras. Aos 41 minutos, Facundo Torres puxou contra-ataque e foi derrubado na área por Acuña, que acabou expulso. Flaco López converteu o pênalti e virou o jogo.

Ainda houve tempo para mais. Aos 48, o atacante argentino brilhou novamente: dominou na entrada da área, driblou com estilo e finalizou de esquerda, encobrindo Armani e selando a vitória por 3 a 1.

A classificação reforça a condição do Palmeiras como um dos favoritos ao título da Libertadores. O time aguarda o próximo rival, mas já projeta mais uma semifinal continental sob o comando de Abel Ferreira.