
A Prefeitura de Manaus intensificou, neste domingo (21/9), a operação de despoluição visual no Centro da cidade, com a retirada de fios e cabos obsoletos da rua Quintino Bocaiúva, entre as avenidas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. A ação integra o programa “Mutirão no Bairro” e já acumula mais de 6,5 toneladas de materiais removidos em 45 dias de trabalhos, abrangendo dez vias e travessas da região.
O prefeito David Almeida acompanhou de perto a ação e destacou os avanços do serviço, que busca reduzir a poluição visual e aumentar a segurança urbana.
“Estamos aqui acompanhando o trabalho de retirada desses fios, que está diminuindo bastante a poluição visual na cidade. Esse é um trabalho contínuo e vamos avançar ainda mais”, afirmou.
De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a previsão é de que os serviços continuem até dezembro, em parceria com a Amazonas Energia e empresas de telefonia e internet. O vice-presidente do órgão, Antonio Peixoto, explicou que boa parte dos cabos removidos é da chamada “rede morta”, abandonada por operadoras há décadas.
A operação é realizada em horários estratégicos para evitar impactos no comércio e no trânsito. Segundo o supervisor da Amazonas Energia, Igor Pedroso, a população já percebe melhorias nas vias onde o serviço foi concluído. O mutirão reúne 16 secretarias e órgãos municipais, com mais de 1,1 mil servidores atuando em diferentes frentes para revitalizar o Centro de Manaus.