Mutirão em Manaus garante nova identidade a mais de 10 mil pessoas

O Mutirão da Cidadania, promovido pelo Governo do Amazonas entre 25 de agosto e 5 de setembro, resultou no atendimento de 10.050 pessoas em Manaus. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), teve como foco a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

A mobilização contou com servidores e parceiros para garantir agilidade no processo. O agendamento foi realizado em centros comunitários da capital e complementado pela plataforma online da SSP.

“Seguimos a determinação do governador Wilson Lima, levando serviços essenciais mais próximos da população, garantindo cidadania e dignidade”, afirmou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.

O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, ressaltou a integração entre as secretarias e destacou o impacto da ação. “Em apenas dez dias conseguimos atender mais de 10 mil pessoas que agora terão acesso à nova CIN”, disse.

Apesar do resultado positivo, ainda há cerca de 25 mil documentos prontos aguardando retirada nos PACs. O alerta é para que os cidadãos acompanhem o andamento da emissão pelo site da SSP, utilizando CPF ou número de protocolo. “As carteiras estão sendo entregues, mas é fundamental que a população busque seus documentos”, reforçou Porto.

O Amazonas é o segundo estado da região Norte que mais emitiu a nova identidade, com mais de 760 mil registros desde 2023, o equivalente a 18% da população. Só em 2025, já foram expedidas 78 mil CINs, consolidando o avanço da digitalização e da modernização dos serviços públicos no Estado.