Rússia intensifica bombardeios noturnos e deixa mortos e feridos na Ucrânia

Ataques da Madrugada de 30/08/25. Foto recorte de tela transmissão SBT News

A Rússia voltou a atacar múltiplas regiões da Ucrânia na madrugada deste sábado (30), em uma das ofensivas mais intensas das últimas semanas. Os bombardeios resultaram na morte de uma pessoa em Zaporizhia e deixaram ao menos duas dezenas de feridos, segundo autoridades locais. Moradias e estruturas civis foram severamente danificadas.

De acordo com a Administração Militar Regional, a cidade foi alvo de morteiros e foguetes que destruíram uma residência e atingiram instalações comerciais e industriais. Cafés, postos de combustível e empresas foram afetados, enquanto dezenas de imóveis ficaram sem eletricidade e gás.

“Os ataques russos destruíram casas e danificaram muitas instalações”, relatou o chefe da administração militar, Ivan Fedorov.

Mais ao norte, a região de Dnipropetrovsk sofreu novos disparos de mísseis e drones. Em Dnipro e Pavlograd, alvos estratégicos foram atingidos, provocando incêndios, de acordo com o governador local, Serguiï Lyssak. Embora não haja registro de vítimas, a escalada preocupa, já que, na última terça-feira (26), Kiev reconheceu a entrada de tropas russas no território, onde Moscou reivindica avanços desde julho.

Ataques da Madrugada de 30/08/25. Foto recorte de tela transmissão SBT News

Mesmo áreas distantes da linha de frente foram atingidas. Na região de Volyn, na fronteira com a Polônia, autoridades relataram um “ataque maciço de drones inimigos”, sem registro de vítimas. Já na capital, a companhia ferroviária informou atrasos após danos causados por explosões.

Os ataques ocorrem em um momento de impasse diplomático. Duas semanas após o encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos no Alasca, não houve avanços concretos para conter a guerra, que já ultrapassa três anos e meio. Enquanto os canais de negociação permanecem bloqueados, os ataques aéreos seguem ampliando a destruição em território ucraniano.