Manaus registra alta em alvarás de construção e reforça expansão imobiliária

A construção civil segue em expansão em Manaus. Entre janeiro e julho deste ano, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou crescimento de 6% na emissão de novos alvarás de construção. Foram 419 documentos liberados em 2025, contra 397 no mesmo período do ano passado. Somente em julho, o aumento foi de 25%, com 84 certidões expedidas, diante de 67 em 2024.

O volume de área licenciada também apresentou avanço expressivo. No mês de julho, foram autorizados mais de 57 mil metros quadrados, um crescimento de 40% em relação aos 40,8 mil metros quadrados de julho de 2024. No acumulado de 2025, o total já ultrapassa 476 mil metros quadrados, consolidando a capital como um dos polos de expansão urbana da região Norte.

Desde o início da atual gestão municipal, em 2021, o Implurb já superou a marca de 5,2 milhões de metros quadrados licenciados.

“Isso representa mais obras, mais economia e mais oportunidades para Manaus”, destacou o diretor-presidente do órgão, Carlos Valente. Ao todo, foram expedidos 4 mil alvarás de construção nos últimos quatro anos e meio.

O cenário acompanha a tendência nacional. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) apontam que vendas e lançamentos de imóveis residenciais cresceram no primeiro semestre de 2025, impulsionados por programas habitacionais, como o “Minha Casa, Minha Vida”. A expectativa é que o setor siga aquecido até o fim do ano, consolidando-se como um dos motores da economia.