Ageman reforça fiscalização do Zona Azul e garante organização no trânsito de Manaus

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) ampliou as ações de fiscalização do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul. Entre janeiro e julho de 2025, a Diretoria de Mobilidade Urbana (Dimob) vistoriou 28.220 vagas em áreas estratégicas da capital, como o Centro e o Vieiralves, com foco na melhoria da mobilidade e democratização do acesso aos espaços.

Somente no primeiro trimestre foram 10.565 vagas fiscalizadas, seguido de 10.662 no segundo trimestre e outras 6.993 até a primeira quinzena de agosto. Durante as inspeções, os fiscais verificam sinalização horizontal, placas de identificação, vagas especiais para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), além da adequação às normas de trânsito. Também é avaliada a necessidade de revitalização dos espaços, em casos de desgaste da pintura ou da demarcação.

De acordo com o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, o monitoramento constante é essencial para garantir a qualidade do serviço.

“O Zona Azul é uma ferramenta indispensável para organizar o uso do espaço público e assegurar mais rotatividade nas áreas de grande movimento. Nosso papel é fiscalizar a concessionária e garantir que a população seja atendida com eficiência e transparência”, afirmou.

Com a intensificação da fiscalização, a Ageman busca reforçar a organização do trânsito e ampliar a confiança dos usuários no serviço, consolidando o Zona Azul como aliado da mobilidade urbana em Manaus.