
A conectividade foi defendida pelo governador Wilson Lima como um dos pilares centrais para o desenvolvimento do Amazonas. Durante a abertura da segunda edição do Amazon On 2025, nesta quarta-feira (20), em Manaus, o chefe do Executivo estadual ressaltou que reduzir distâncias digitais é condição essencial para o avanço de políticas públicas em áreas como saúde, educação, sustentabilidade e economia.
Segundo o governador, os maiores desafios para levar serviços públicos ao interior são a energia estável e a conectividade.
“Se a gente não tiver esses dois pilares, não consegue avançar com sustentabilidade, com proteção ambiental e nem com o desenvolvimento das atividades econômicas”, afirmou.
Na saúde, Wilson Lima citou o Telessaúde, que já permite consultas especializadas em comunidades isoladas, e o telediagnóstico com inteligência artificial, capaz de emitir laudos de exames em poucos minutos. Na educação, destacou o ensino mediado por tecnologia, referência internacional que garante professores especializados a comunidades remotas e que, durante a pandemia, foi utilizado por milhões de estudantes em outros estados do país.
Outro avanço apontado foi a transformação digital da gestão pública. Desde 2020, o Sistema de Gestão de Documentos (Siged) eliminou a circulação de papéis no governo estadual, gerando economia de R$ 28 milhões e preservando o equivalente a 150 mil árvores.
O governador também destacou a parceria com a Anatel para expandir a internet no interior. Programas como Amazônia Conectado e Conecta Amazonas já garantem integração de 100% dos órgãos públicos estaduais, e o próximo passo será levar conectividade direta à população.
Com presença de autoridades nacionais, internacionais e representantes de países vizinhos, o Amazon On reforçou ainda a cooperação na região de fronteira para vigilância em saúde e combate ao tráfico de drogas. O evento segue até quinta-feira (21), no Centro de Convenções Vasco Vasques, com oito painéis temáticos sobre inovação, energias renováveis, inteligência artificial e preparação para a COP30, em Belém.