
O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi derrotado na eleição para a presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada nesta quarta-feira (20) no Congresso Nacional. Apesar de ser apontado como favorito e indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Aziz perdeu a disputa para o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que obteve 17 votos contra 14.
A derrota marcou uma reviravolta nos bastidores políticos, já que Aziz era considerado nome de consenso para conduzir os trabalhos da comissão. Com a vitória, a oposição também conseguiu emplacar o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) como relator, garantindo assim os dois principais cargos da CPMI.
A comissão foi criada para investigar fraudes em descontos ilegais aplicados a 3,2 milhões de aposentados e pensionistas entre março de 2020 e março de 2025. Segundo a Polícia Federal, entidades de fachada operadas por “laranjas” foram responsáveis pelo esquema, que já resultou em oito prisões.
O INSS está devolvendo os valores por meio de acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Até agora, mais de 1,8 milhão de beneficiários já aderiram à devolução. O prazo para contestar os descontos indevidos termina em 14 de novembro, e a expectativa é que até 99% dos lesados recebam os valores até o próximo dia 18.