
O senador Omar Aziz (PSD-AM) vai comandar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará um esquema de fraudes envolvendo o desvio de recursos provenientes de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. O colegiado, que será oficialmente instalado na próxima semana, terá 180 dias para apurar as irregularidades e apresentar um relatório final.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de desvios em parte dos R$ 6,3 bilhões referentes à cobrança de mensalidades associativas entre 2019 e 2024. Para Aziz, o trabalho da comissão será “rigoroso, transparente e comprometido com a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas”, destacando que o caso exige prioridade máxima no Congresso.
O relator da CPMI será o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), indicado nesta sexta-feira (15) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ayres afirmou que pretende conduzir uma apuração técnica e imparcial, mas com firmeza para responsabilizar envolvidos e reforçar a proteção aos beneficiários da Previdência.
A comissão será composta por 15 senadores e 15 deputados titulares. Omar Aziz ressaltou que a investigação não se limitará a identificar culpados, mas também propor medidas para evitar novas fraudes. “Nosso dever é garantir que esse tipo de crime não volte a ocorrer. Vamos trabalhar com total independência e foco no interesse público”, afirmou o presidente do colegiado.