
Em operação intensiva realizada entre sexta-feira (25) e domingo (27), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 109 procedimentos relacionados à condução sob efeito de álcool nas ruas de Manaus e na rodovia AM-070. Do total, 64 motoristas testaram positivo para alcoolemia e outros 45 se recusaram a realizar o teste, conforme dados divulgados pela equipe de Fiscalização.
As blitze ocorreram em diferentes zonas da capital, com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e se estenderam à rodovia Manoel Urbano.
Além das ocorrências ligadas à embriaguez ao volante, a operação contabilizou 498 autuações por infrações diversas que colocam em risco a segurança viária, incluindo 121 motociclistas sem capacete, 36 motoristas sem CNH e 40 veículos sem equipamentos obrigatórios.
Casos mais graves também foram identificados, como dez motoristas dirigindo na contramão, oito trafegando sem placas e outros oito conduzindo de forma ameaçadora a terceiros. A conduta imprudente, segundo o Detran-AM, tem impacto direto no aumento de acidentes, internações e vítimas fatais no trânsito da capital.
“A fiscalização é um dos pilares para a prevenção de tragédias. O aumento das internações por acidentes reflete o comportamento irresponsável de quem ignora regras básicas de segurança”, afirmou Arthur Cruz, coordenador-geral de Fiscalização do Detran-AM. As operações continuarão de forma recorrente em diferentes pontos da cidade.