Onda polar pode levar neve a cidades fora das serras no Sul

Neve no Brasil em 2024. (Foto:Pé na Estrada)

Uma intensa massa de ar polar deve provocar uma forte queda de temperatura em grande parte do Brasil nos próximos dias, com possibilidade até de neve fora das áreas mais tradicionais do Sul. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a previsão aponta que o fenômeno pode ocorrer entre os dias 28 e 29 de maio, não apenas nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também em cidades de menor altitude como Gramado e Caxias do Sul.

Além da neve, há previsão de chuva congelada e formação de geadas em várias regiões. O frio deve atingir também o Sul do Paraná e o Centro-Oeste catarinense, com maior probabilidade de precipitação invernal. Já as geadas são esperadas a partir do dia 30, com ocorrência não apenas no Sul, mas também em áreas do Sudeste, como São Paulo e sul de Minas Gerais, e no Sul de Mato Grosso do Sul.

As temperaturas devem despencar em praticamente todo o país, com registros negativos nos três estados da região Sul. Todas as capitais sulistas devem registrar as menores marcas do ano, conforme a Climatempo. No Sudeste e Centro-Oeste, os termômetros podem marcar entre 5°C e 10°C em diversas localidades, como no Triângulo Mineiro, extremo sul de Goiás e em Campo Grande.

Regiões como o norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro também sentirão os efeitos do ar frio, embora de forma mais branda. Ainda assim, a sensação térmica será de frio intenso para o período, principalmente nas primeiras horas da manhã.

A frente fria também deve alcançar áreas da Amazônia, como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, mas com impactos mais moderados. Segundo os meteorologistas, esta é uma das ondas polares mais abrangentes de 2025 até agora, exigindo atenção redobrada da população com os efeitos do frio extremo.