
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (21/5) que ingressará com uma ação judicial contra a concessionária Amazonas Energia, após mais de dois meses de apagão que afeta a zona rural e, mais recentemente, a área urbana do município de Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus.
A medida será protocolada pela Procuradoria da Aleam, diante das denúncias recebidas do prefeito Lúcio Flávio (PSD). Segundo o gestor, a crise energética paralisou três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prejudica mil alunos que estão sem aulas por falta de eletricidade nas escolas.
“O que está acontecendo em Manicoré é inadmissível. Se não houver resposta até sexta (23), vamos judicializar. A população está em desespero”, disse Cidade.
Desde abril, ao menos 15 comunidades rurais como Capanã, Terra Preta, Boa Esperança e Praia de Nazaré sofrem com a ausência total de energia. Apesar de um requerimento enviado à concessionária no mês passado, o problema se agravou. O deputado classificou o caso como “omissão inaceitável” e cobrou uma solução urgente. “A Aleam vai agir com rigor. Energia elétrica é um direito, não um favor”, reforçou.
Em nota, a Amazonas Energia atribuiu o apagão ao rompimento de um cabo subaquático e alegou dificuldades técnicas para o reparo. No entanto, segue sem previsão de restabelecimento. Para Roberto Cidade, a falta de ação efetiva da empresa compromete a dignidade da população e será contestada no Judiciário.