UFS Leonor de Freitas é entregue com 9 consultórios e terá 1.200 atendimentos por dia, diz Prefeito David Almeida

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta terça-feira (20/5), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, localizada no bairro Compensa 2, zona Oeste. A estrutura ampliada e o ineditismo do funcionamento diário, inclusive aos domingos e feriados, marcam um avanço na atenção primária à saúde na capital. A unidade passa a operar com horário estendido, das 7h às 19h nos dias úteis, e das 8h às 18h nos fins de semana, atendendo uma população estimada em 120 mil pessoas.

Com a reforma, a unidade saltou de 513 m² para 783 m², agora classificada como porte 4, e passou de cinco para nove consultórios médicos. São 37 ambientes, incluindo salas de procedimento, consultório odontológico, farmacêutico e todos os serviços da carteira básica de saúde. Ao todo, 95 profissionais atenderão diariamente, realizando mais de 1.200 atendimentos por dia. “Quando assumimos, tínhamos 47% de cobertura. Hoje estamos com 92,66%. É uma virada de chave na saúde pública de Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida.

Durante a solenidade, David destacou ainda investimentos estruturais na zona Oeste, como a feira da Compensa, a revitalização da Lagoa e o futuro recapeamento da avenida Brasil. A secretária de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou que o modelo de funcionamento diário já implantado na zona Norte está sendo ampliado. “É respeito com a população e compromisso com a saúde de verdade”, disse.

A nova USF homenageia Leonor de Freitas, moradora histórica da região. A entrega emocionou familiares presentes. “Ver esse espaço transformado é um orgulho imenso”, disse Carlos Leomar, neto da homenageada. A gestão municipal reforça, com essa entrega, sua meta de universalizar o acesso à atenção básica com qualidade, dignidade e infraestrutura moderna.