
Secretários municipais de Saúde do Amazonas conheceram, nesta segunda-feira (28/04), o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). A visita aconteceu durante a programação da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB-AM), realizada de forma híbrida, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), com transmissão por videoconferência.
Durante o encontro, promovido pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), a secretária da pasta, Nayara Maksoud, convidou os presentes para conhecerem a estrutura e o fluxo de atendimento do Cepcolu. “Hoje, foi possível apresentar aos secretários de Saúde os serviços, os fluxos, os processos e a validação da nota técnica do Cepcolu. Toda a equipe esteve envolvida em mostrar que o centro também atua como referência para os municípios. Vamos avançar cada vez mais para fortalecer o SUS no Amazonas”, ressaltou.
A médica ginecologista e responsável pelo Cepcolu, Mônica Bandeira, ressaltou o pioneirismo da unidade.
“É o primeiro centro do país focado exclusivamente na realização de conizações. Essa aproximação é essencial para que os secretários saibam que temos uma estrutura pronta para acolher mulheres de todos os municípios, oferecendo diagnóstico e tratamento adequados”, pontuou.
A estrutura do Cepcolu conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um auditório para capacitação e reuniões técnicas. O espaço foi elogiado pelos secretários municipais que participaram da visita.
A secretária de Saúde de Boa Vista do Ramos, Lysandra Farias, ressaltou a qualidade da estrutura e do acolhimento oferecido às pacientes.
“O Cepcolu está dentro das normas exigidas e proporciona um atendimento que vai impactar diretamente na prevenção e tratamento precoce do câncer de colo do útero”, afirmou.
O secretário de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, destacou o atendimento humanizado da unidade. “O que vemos aqui é um investimento de excelência. As mulheres que procuram o Cepcolu encontram não apenas um serviço técnico de qualidade, mas também acolhimento e cuidado”, declarou.
Acesso ao serviço
Para ser atendida no Cepcolu, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a realização do exame preventivo. Em caso de detecção de lesões suspeitas, ela será encaminhada para uma policlínica para a realização da colposcopia e, se necessário, para biópsia. Havendo confirmação de lesão de alto grau, a paciente é inserida no sistema de regulação e encaminhada para tratamento especializado no Cepcolu.