
A Espanha declarou emergência nacional nesta segunda-feira (28/04) após um grande apagão afetar o país e parte da Península Ibérica. Segundo a Red Eléctrica, operadora do sistema elétrico espanhol, a origem da pane foi a desconexão de uma linha de alta tensão que atravessa a França, causando o colapso no fornecimento de energia em diversas regiões.
O apagão impactou milhões de pessoas na Espanha, Portugal e no sul da França, provocando a paralisação de transportes públicos, hospitais e sistemas de telecomunicações. Em Lisboa, capital portuguesa, o fornecimento de energia começou a ser gradualmente restabelecido no início da noite, com prioridade para serviços essenciais como hospitais e aeroportos.
O governo espanhol acionou o nível 3 de emergência, mobilizando tropas para garantir a segurança pública e o funcionamento dos serviços estratégicos. As autoridades de Portugal também declararam estado de crise energética, dada a interdependência da rede elétrica ibérica.
As causas exatas do apagão ainda são investigadas. Entre as hipóteses estão falhas técnicas, eventos climáticos extremos e a possibilidade de ataques cibernéticos. O restabelecimento completo da energia pode levar alguns dias, segundo as operadoras de rede elétrica da região.