Velório do Papa Francisco chega ao fim e Vaticano prepara sepultamento

Foto Vacican News

O velório do Papa Francisco foi encerrado na noite desta sexta-feira (25), após três dias de homenagens na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Estima-se que mais de 250 mil fiéis passaram pelo local para prestar as últimas homenagens ao pontífice, que morreu no último dia 21 de abril.

A cerimônia de encerramento ocorreu às 19h (horário local) com o fechamento do caixão, em um rito privado conduzido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, responsável por liderar o período de transição no Vaticano. Desde o início da exposição do corpo, na manhã de quarta-feira (23), filas extensas se formaram nas imediações da Praça de São Pedro.

Agora, o Vaticano se prepara para o funeral, marcado para este sábado (26), às 10h, também na Praça de São Pedro. A missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Após a cerimônia, o corpo será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme desejo expresso por Francisco.

Em vida, o papa solicitou mudanças nos ritos fúnebres, com cerimônias mais simples e discretas. Ele dispensou o uso de três caixões tradicionais e optou por um modelo único, de madeira com revestimento em zinco. Também pediu que sua despedida fosse marcada pela sobriedade, em sintonia com o estilo que marcou seu pontificado.