
Em meio às reflexões do Dia dos Povos Indígenas, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), reforçou nesta sexta-feira (19) sua atuação em prol dos povos originários. Representante de um estado onde vivem 29% da população indígena brasileira — segundo o Censo 2022 do IBGE —, Cidade destacou investimentos e iniciativas legislativas voltadas à valorização e à proteção dessas comunidades.
Entre as ações, o parlamentar destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para atender diretamente a população indígena. Parte dos recursos foi usada na compra de cestas básicas distribuídas durante a estiagem, beneficiando mais de 400 comunidades, incluindo grupos da capital, como os Makira-Mura, na zona Leste de Manaus. O apoio também se estendeu a áreas como cultura, conectividade digital e incentivo ao empreendedorismo indígena.
Além do apoio orçamentário, Cidade é autor da Lei nº 5.492/2021, que instituiu o Dia da Mulher Indígena no calendário estadual. A data, celebrada em 5 de setembro, tem como objetivo dar visibilidade às lutas e ao papel das mulheres indígenas na sociedade.
Outro marco do mandato foi a revisão da Lei Orgânica do município de São Gabriel da Cachoeira, conduzida pela Aleam com foco nas especificidades socioculturais das 23 etnias da região. “Nosso compromisso é garantir que os direitos dos povos originários avancem em políticas públicas concretas”, afirmou o parlamentar.