A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retoma suas atividades na próxima segunda-feira (3) com a leitura da mensagem governamental do governador Wilson Lima (UB) e a posse do deputado estadual Roberto Cidade (UB) para o terceiro mandato consecutivo na presidência da Casa.
O evento promete ser mais do que uma simples cerimônia institucional. Nos bastidores, comenta-se que a solenidade contará com a presença de diversos prefeitos e ex-prefeitos do interior do estado, reforçando alianças políticas tanto para Cidade quanto para Lima, em um possível movimento estratégico para as eleições de 2026.
Além da posse, a segunda-feira deve ser marcada por outras movimentações políticas. Após a sessão legislativa, Roberto Cidade deve se reunir com servidores comissionados do estado no auditório Belarmino Lins, dentro da Aleam, consolidando sua base de apoio para a disputa eleitoral futura.
Reeleição e Polêmicas
A eleição para a Mesa Diretora do biênio 2025-2026 foi cercada de controvérsias. Cidade foi reeleito com um ano de antecedência, o que chamou a atenção do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. O magistrado suspendeu a eleição, alegando necessidade de uma nova votação.
Na época, Cidade atribuiu a decisão a motivações políticas, ligadas à sua então adversária nas eleições municipais de 2024, Maria do Carmo Seffair (Novo), candidata a vice-prefeita na chapa de Alberto Neto (PL).
Apesar da suspensão, a Aleam refez a eleição apenas dois dias depois, reconduzindo Cidade ao cargo em menos de dois minutos. Com o episódio superado, o deputado inicia mais um mandato na presidência da Casa, com foco na articulação política para os próximos anos.